Pular para o conteúdo principal

Montando um roteiro para a Europa! Passagens aéreas, trens e ônibus


Quando decidi que ia para o Tomorrowland, e comecei a fazer a pesquisa de gastos, cheguei à conclusão de que não fazia sentido atravessar o oceano para ficar apenas cinco dias na Europa! Eu poderia tirar um período maior de férias no trabalho e os gastos com passagem, por exemplo, já fariam valer a pena dar uma esticada e visitar outros países, e fazer a famosa Eurotrip. Porém, essa esticadinha, que seria a princípio de 15 dias, acabou virando um mês! E o meu roteiro, com o passar do tempo, sofreu várias alterações! À medida que fui me aproximando do pessoal do grupo do Facebook, e nossas vontades e ideias foram se fundindo, bati o martelo com o que hoje chegou a 10 países, em 29 dias.

Quando comprei minha passagem de avião, no final de 2012, estava certa de que iria começar a trip no festival, pela Bélgica. Assim, após algumas simulações em sites de compra de passagens, principalmente o Decolar, comprei a passagem pela TAP, com o seguinte trajeto: Brasília - Lisboa - Bruxelas, na ida, e Budapeste - Lisboa - Brasília, na volta.

Masssss... como diria Joseph Climber, a vida é uma caixinha de surpresas! hehehe! E lá fui eu, gastar dinheiro com uma mudança radical no meu roteiro! Dois amigos que também faziam parte do grupo do Tomorrowland  no Facebook, e que fariam comigo uma parte do meu roteiro, me convenceram a alterar todo o início da minha viagem e começar por Ibiza! Precisei alterar as datas e os trechos, e essa mudança me custou uma taxa de remarcação na TAP, de R$ 560, além de novas diárias de hospedagem e uma passagem de Ibiza para Bruxelas, que comprei pela companhia low cost Ryanair e que custou R$ 400.

E foi assim que, aos poucos, meu roteiro foi se estendendo, até finalizar em 29 dias e 10 países. Sem mais alterações, por fim, ficou da seguinte forma:

Ibiza (de 21 a 24 de julho)
Bruxelas (de 24 a 26 de julho)
Antuérpia (de 26 a 29 de julho)
Amsterdam (de 29 de julho a 1 de agosto)
Paris (de 1 a 3 de agosto)
Berlim (de 4 a 7 de agosto)
Praga (de 7 a 10 de agosto)
Bratislava (de 10 a 12 de agosto)
Viena (de 12 a 14 de agosto)
Budapeste (de 14 a 16 de agosto)
Lisboa (conexão com pernoite de 16 a 17 de agosto)

Dicas para quando for comprar sua passagem aérea

A passagem pela TAP custou R$ 2.500, mas alguns meses depois eu cheguei a dar uma olhada, por curiosidade, e o preço tinha baixado! Ou seja, não precisa de muito desespero pra comprar passagens, mas também não deixe para a última hora.

Ao comprar passagens onde sua viagem comece por um país e termine por outro, escolha a opção Multidestino, onde você compra com a ida para a primeira cidade e a volta pela última. Isso faz com que você economize tempo e dinheiro. Abaixo, algumas telas dos sites das companhias aéreas, com a opção Multidestino.

TAP PORTUGAL

British Airways

Decolar.com

Sempre que possível, compre a passagem diretamente pelo site da companhia aérea, pois sites como o Decolar sempre vêm com uma taxinha extra no final. Ou seja, no fim das contas eles servem mesmo é para simular, apenas! Inclusive, para pesquisa de passagens aéreas entre os países da Europa, as chamadas empresas low cost, também existem sites onde é possível fazer essa pesquisa, como o Skyscanner.

No caso específico da TAP, assim que comprar sua passagem online, ligue no atendimento deles e peça para marcar seus assentos, pois isso não é feito na compra online. Além disso, se o seu trecho tiver um pernoite, como foi o meu caso (em Lisboa, na volta), faça a eles o pedido de reserva de hotel. Essa diária, normalmente, é paga pela companhia.

E fique esperto com relação à franquia de bagagens cobrada pelas low costs! A maioria delas tem um valor para a passagem e um extra que você decide pagar, ou não, para poder despachar suas malas. Deixar para pagar esse valor excedente na hora do check-in pode sair mais caro, então leia com atenção as especificações durante a compra. Eu optei por pagar uma franquia de 20kg no meu trecho Ibiza-Bruxelas, no momento em que comprei minha passagem.

Viajar de trem

Uma coisa muito legal que existe na Europa é a possibilidade de fazermos a maioria dos trajetos entre uma cidade e outra por trem! Existem várias companhias, com acomodações em primeira e segunda classe, em cabines com beliches (no caso dos trens noturnos) e com modalidades diversas de compra.

Pra quem prefere viajar sem horário e dia certo, os passes são ideais, pois você compra uma espécie de pacote, com validade pra um, dois ou três meses, e com a quantidade de países que melhor couber ao seu roteiro, e fica a vontade pra ir de um lugar ao outro. Como eu preferi comprar os bilhetes ponto a ponto – nessa modalidade, o ticket é unitário, ou seja, para cada trecho você precisa comprar um bilhete –, ao invés dos passes, não vou me estender muito sobre eles aqui, pois não tenho informações aprofundadas. Mas nos sites Eurail e RailEurope você consegue tudo que precisa sobre isso! O Mochileiros também possui uma página específica que trata só desse tema!

Depois de dar uma pesquisada, eu fiz a opção pelos tickets ponto a ponto, por dois motivos: primeiro porque eu já sabia exatamente o meu roteiro, com dias de chegada e saída em cada cidade, e segundo porque ficou mais barato, pra mim, fazer dessa forma, pois nos três últimos trechos eu decidi comprar passagens de ônibus.

Os tickets de trem começam a ser vendidos três meses antes da data de compra, e é interessante que se compre assim que for possível, pois, com a proximidade da viagem, os valores aumentam muito!

Para o trecho entre Bruxelas e Antuérpia, que dura uma hora, eu fiz a compra no site da Belgian Rail. Por lá, você compra o ticket apenas para o dia, sem horário definido.

Entre Antuérpia-Amsterdam e Amsterdam-Paris, a companhia é a Thalys. O tempo de viagem, respectivamente, é de 1h10 e 3h15. Uma dica aqui: se tiver tendo problemas para comprar por este site, tente alterar a opção de país, no canto direto da página, e coloque França.

Cabine Couchette, para seis pessoas.
Para fazer o trajeto Paris-Berlim, nós tentamos comprar pela DB Bahn, que é a companhia de trem oficial da Alemanha, porém, o site não liberou a venda de tickets para o dia que precisávamos, então acabamos por comprar pela RailEurope mesmo. Explico meu desapontamento: a RailEurope funciona como um Decolar, ou seja, eles cobram uma taxa de administração em cima do valor do ticket, e isso encarece a compra!

Nesse trecho, que tem 12h de duração, pegamos uma cabine no trem City Night Line, com seis beliches (Couchette), na segunda classe, com ar condicionado, banheiro no corredor e cobertores inclusos.

No trecho Berlim-Praga, conseguimos, enfim, comprar o ticket pelo site da DB Bahn. Essa viagem terá duração de 4h40, então vamos de assento normal mesmo!

Ônibus

A partir de Praga, farei a viagem entre um país e outro de ônibus, por ser mais barato e ter a mesma duração do que se fosse por trem. Não sei dizer o porquê desse mesmo tempo de viagem, mas imagino que os trens sejam do tipo comum, e não de alta velocidade. Comprei todos os tickets pelo site da Eurolines, sendo que dentro dele há ramificações para os hot sites de cada país.

A duração de cada trecho:

Praga-Bratislava: 4hrs.
Bratislava-Viena: 1h.
Viena-Budapeste: 3hrs.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tomorrowland Bélgica: um guia de como chegar lá!

* Este post é atualizado conforme novas informações sobre o Tomorrowland Bélgica - Última atualização: 01/08/2018 ) Tomorrowland Bélgica 2018 A 14ª  edição do Tomorrowland Bélgica foi realizada em dois finais de semana, entre os dias  20 e 22 de julho, e entre os dias 27 e 29 de julho . No ano de 2013, eu tive a oportunidade de participar desse mundo mágico chamado Tomorrowland e, quando voltei, decidi escrever um post explicando em detalhes como fazer parte do sonho. A cada ano, desde então, atualizo as informações aqui na página, uma vez que várias novidades são inseridas no festival ano após ano. A partir daqui, entre no mundo Tomorrowland e saiba, em detalhes: quanto custa ir para o Tomorrowland, os tipos de ingressos e pacotes, acomodações oferecidas, formas de retirada dos vouchers, como chegar e sair do festival, como funciona o camping (DreamVille) e muito mais! O que é o Tomorrowland O Tomorrowland é um festival de música eletrônica que acontec

Tomorrowland Brasil: O mundo mágico ganha um novo capítulo!

Como será em 2016 A 2ª  edição do Tomorrowland Brasil será realizada nos dias  21, 22 e 23 de abril . A produção do evento irá divulgar mais informações a partir de janeiro/2016. Enquanto isso, veja aqui informações sobre como foi a edição 2015! :) E o que, até então, era boato se tornou realidade! O Brasil sediará uma edição do Tomorrowland, entre os dias 1, 2 e 3 de maio de 2015 . O evento será realizado no interior de São Paulo, em Itu, com o tema Book of Wisdom (Livro da Sabedoria) . A expectativa de público, segundo a ID&T, produtora do evento, é de 60 mil pessoas. Serão seis palcos e cerca de 150 atrações, como David Guetta, Steve Aoki, Avicii, Fatboy Slim, entre outros. Assim como o Tomorrowland realizado na Bélgica, o Tomorrowland Brasil ofertará ingressos para os três dias juntos e para dias separados, assim como os pacotes de Global Journey e o famoso DreamVille, uma área de camping anexa ao festival. Idade mínima: 18 anos completados at

A Índia e suas montanhas

Prashar Lake Enquanto preparava minha ida para a Índia, em 2014, comecei a pesquisar sobre as cidades, lugares, monumentos e templos que poderia colocar no roteiro. O suntuoso Taj Mahal, Jaipur e sua “Pink City”, as praias do Sul do país, algumas metrópoles, como Délhi e Mumbai. Porém, nem de longe me passou pela cabeça conhecer as montanhas da Índia. Eu, na verdade, desconhecia esse lado do país, não fazia ideia dessa outra Índia que existe para além do “comum” que estamos acostumados a ouvir por aí – entre aspas, claro, uma vez que nada na Índia é comum. Cheguei ao país em abril de 2014 e, logo na minha primeira semana, surgiu uma viagem com os meus flatmates e alguns amigos indianos. Local escolhido: uma vila minúscula chamada Kheerganga, localizada no alto de uma montanha do Himalaia indiano. Eu estava morando em Chandigarh, cidade ao norte da Índia e a uns 400 km de Kasol, uma vila aos pés da montanha que iríamos escalar naquele final de semana. Após oito horas de viagem,